Compra e venda de novos e usados


LINGUIÇAS CASEIRA IBÉRIA

20-05-2011 18:08

Fábricas de lingüiça de Manhuaçu são vistoriadas pela Secretaria de Saúde

Inspeção feita na nova fábrica situada no Distrito de Vilanova (foto: Geilson Dangelo)

Segurança alimentar. Este é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde com a vistoria feita em três fábricas de lingüiça em Manhuaçu, na manhã desta quarta-feira, 18. O Secretário Municipal de Saúde, Dr Luiz Lemos Prata, funcionários da Vigilância em Saúde e o Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, visitaram os locais situados no Distrito de Vilanova, na Avenida Melo Viana e Rua Theocrito Pinheiro. Além disto, a secretaria também está fiscalizando alimentos comercializados na Feira Livre.

Secretaria de saúde observou todas as estruturas das três fábricas (foto: Geilson Dangelo)

A visita começou numa nova fábrica construída no Distrito de Vilanova. O proprietário apresentou toda a estrutura, os cômodos e os materiais que serão usados na linha de produção. Durante a visita, funcionários da Vigilância em Saúde orientaram o responsável para alguns detalhes que irão dar maior segurança na fabricação do alimento. Em seguida, a comitiva foi para a fábrica situada na Rua Rua Theocrito Pinheiro, onde funciona há muitos anos e que passou por dezenas de adequações, mesmo assim, novas adaptações foram orientadas a serem feitas. Logo após, todos visitaram a nova fábrica situada à Avenida Melo Viana, sendo a que mais impressionou, devido a estrutura, localização e higiene. Pequenos detalhes também foram observados e serão alterados.

Secretário de saúde afirmou que 90% das correções nas fábricas foram feitas (foto: Geilson Dangelo)

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr Luiz Prata, o município está vivendo uma nova fase quando se trata em qualidade de vida. “Manhuaçu está entrando numa nova era de segurança alimentar. O objetivo principal do SUS é evitar doenças, proteger a população daquilo que possa trazer doença. As pessoas às vezes pensam que o SUS é só para consulta médica, mas é muito mais do que isto”, disse.

Visita às fábricas foi feita pelo Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros; Secretário Municipal de Saúde, Dr Luiz Prata e funcionários da Vigilância em Saúde (foto: Geilson Dangelo)

Sobre as visitas, ele comentou: “Nós fizemos a vistoria nas fábricas de lingüiça e nos dá muito prazer em vê-las bem posicionadas, ainda com algumas coisas para serem corrigidas, mas em relação ao que era, 90% está resolvido. Isto representa um marco para nós, no sentido de qualidade alimentar, de saúde e segurança. Estamos dando ao povo a condição de comprar lingüiça fabricada em Manhuaçu”, ressaltou.

Feira Livre

Além de verificar as condições de funcionamento das fábricas de lingüiça, a secretaria de saúde está atuando na Feira Livre, situada nas dependências do Estádio JK. “Estamos trabalhando arduamente no sentido de coibir qualquer produto que não tenha qualidade. As produções caseiras sem controle da vigilância sanitária estão proibidas e vamos privilegiar o produtor de Manhuaçu que está investindo em qualidade na produção de alimentos. A fiscalização vai se tornar cada vez mais precisa, pontual, procurando traduzir em forma de segurança as compras em supermercados, açougues e comércios”, concluiu Dr Luiz Prata.

www.portalvilanovense.webnde.pt

—————

Voltar